“Não vão mais nos tratar como resto do Brasil”, diz Lula ao anunciar R$ 1,4 bilhão para ferrovia no Nordeste
Obra esquecida por 15 anos volta ao centro das promessas federais com impacto direto no Semiárido e na autoestima nordestina
Durante visita ao Ceará nesta sexta-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou R$ 1,4 bilhão em novos recursos para retomar as obras da Ferrovia Transnordestina, projeto lançado ainda em 2006 e que ficou paralisado por mais de uma década. A promessa agora é de que a ferrovia — que corta três estados — será entregue até o fim do mandato, em 2026.
Lula caminhou por um trecho já finalizado da ferrovia em Missão Velha, no interior cearense, e mandou um recado direto:
“O Nordeste não aceita mais ser tratado como se fosse o resto do Brasil. Essa ferrovia vai sair, custe o que custar.”
Projeto conecta o interior ao mundo
A Transnordestina terá 1.209 km de extensão, ligando Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), passando por Salgueiro (PE). A promessa do governo é transformar o potencial agrícola e mineral do Semiárido em uma nova força logística para exportação.
Para a Bahia, que sofre com gargalos no transporte de grãos e fertilizantes no Oeste e no Norte do estado, a conexão com essa malha ferroviária traz novas possibilidades de integração econômica. Segundo o governo, a ferrovia pode gerar até R$ 7 bilhões por ano no PIB regional.
Ferrovia abandonada por governos anteriores será retomada
Após anos de promessas não cumpridas, disputas judiciais, problemas ambientais e falta de verba, Lula assumiu novamente a obra. O anúncio inclui:
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R$ 600 milhões via FDNE (Fundo de Desenvolvimento do Nordeste)
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R$ 816 milhões do Finor (Fundo de Investimento do Nordeste)
Atualmente, 280 km estão em construção, com mais de 4 mil empregos diretos e contratos ativos que ultrapassam R$ 4 bilhões.
“Essa estrada era pra ter sido entregue há 12 anos. Eu voltei à Presidência e encontrei a obra praticamente abandonada. Mas agora vai sair. O Nordeste merece respeito”, reforçou Lula.
Operação começa em 2025, com trens ligando o Piauí ao Ceará
A fase de testes deve começar no fim de 2025, com os primeiros trens transportando soja, milho, calcário e farelo de soja desde o interior do Piauí até regiões do Ceará e Pernambuco. O objetivo é transformar o corredor ferroviário em uma das principais rotas de exportação do país — com impactos que podem alcançar toda a região Nordeste, incluindo a Bahia.
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